Rotaract Recicla




Reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. A palavra reciclagem ganhou destaque na mídia a partir do final da década de 80, quando foi constatado que as fontes de petróleo e de outras matérias-primas não renováveis estavam se esgotando rapidamente, e que havia falta de espaço para a disposição de resíduos e de outros dejetos na natureza.

Com isso na gestão 2011/2012 foi criado o projeto ROTARACT RECICLA que visa instruir e capacitar a população sobre os principais assuntos relacionados a reciclagem, como também realizar novas práticas de convivência com o meio ambiente. O objetivo geral do projeto é instituir meios sustentáveis de conservação e manutenção dos ecossistemas, através de ações relacionadas a problemas ambientais já existentes em nossa comunidade, de forma a conscientizar a população da importância destas atividades. E temos como objetivos específicos:

* Incentivar a conservação do meio ambiente em que vivemos, através de instrução e estimulação de boas práticas ambientais;

* Educar ambientalmente crianças do nível fundamental sobre a estruturação e sustentabilidade ambiental;

* Colaborar com o aporte pedagógico no que diz respeito ensino/aprendizagem, através da realização de práticas em sala de aula;

* Conscientizar a população municipal sobre a importância da reciclagem de materiais que antes eram desperdiçados;

A escola escolhida para a realização do projeto foi a escola municipal de ensino fundamental Francisca Maria, localizada no bairro da Rua nova, um dos bairros mais populosos do nosso município. O projeto foi dividido em três etapas, sendo a primeira a realização de quatro palestras, uma por semana, sendo as duas primeiras palestras ministradas por universitários e profissionais do nosso município. A primeira palestra teve como tema “Resíduos sólidos” e foi ministrada pela acadêmica de Geografia da UERN e sócia do clube local Simone Belo, onde estveram presentes professores e alunos da escola. A segunda palestra foi ministrada pelo acadêmico de Medicina Veterinária da UFCG e bolsista do CNPq David Silva que falou da utilização de recursos naturais, abordando principalmente sobre a utilização de recursos pelo parque industrial de nosso país, dando ênfase a produção agroindustrial. A terceira palestra será ministrada por Aquiles Sarmento graduado em gestão ambiental pela UFRN neste dia vinte e cinco do corrente mês.

Veja abaixo foto da paleste ministrada pelo companheiro David Silva:










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Verdadeira História de Mártir Francisca ou João Olinto e Chiquinha

Desfile Cívico de 7 de Setembro 2010