Desfile Cívico de 7 de Setembro 2010

Denomina-se Independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política desse país do reino de Portugal, no início do século XIX. Oficialmente, a data comemorada é a de 7 de setembro de 1822, quando ocorreu o episódio do chamado "Grito do Ipiranga". De acordo com a história oficial, nesta data, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), o Príncipe Regente D. Pedro bradou perante a sua comitiva: Independência ou Morte!.

Neste ano o Rotaract Club de Tenente Ananias está comemorando 24 anos de fundação e sempre teve como maior campanha de imagem publica o desfile cívico de 7 de setembro, evento esse já realizado por mais de 15 anos em nossa cidade. Durante esse tempo sempre enfrentamos diversos empecilhos para a realização do mesmo, porem com a garra e a vontade de servir, mérito de jovens lideres Rotaractianos, lutamos incansavelmente para que as tradições fossem mantidas.

Estivemos sempre a frente de toda a organização do evento desde o primeiro evento realizado ate os dias de hoje, participando ativamente de todas as atividades de planejamento à execução. Sempre assessorados pelas escolas através de seus diretores, professores e funcionários que sempre lutaram para desenvolver temas criativos e motivar os alunos na busca de conhecimento, direcionando os esforços para o patriotismo. Tivemos sempre como parceiros fundamentais a Prefeitura Municipal, hoje sobre a administração da Prefeita Maria José Jacome, que não mediu esforços para a concretização de tão grandioso espetáculo de cultura e integração entre a teoria e a pratica dos conhecimentos adquiridos pelos alunos no ambiente acadêmico.


Ao decorre dos diversos anos é importante ressaltar a participação de diversos órgãos que vieram agregar valor ao nosso desfile, como programas do governos federal e organizações não governamentais.
Desfilaram pela avenida José Moreira o Rotaract Club de Tenente Ananias.





Equipe pró-selo UNICEF. O selo Unicef visa, entre outros objetivos, a contribuir de maneira decisiva para este processo de formação cidadã e responsável estimulando a participação das crianças e adolescentes, na percepção dos objetivos por meio de atividades temáticas, que são em ultima estância direcionadas a sua própria construção cidadã, com o apoio da família, dos educadores e dos gestores e lideranças locais.


PETI e ProJovem. Nesses 20 anos de comemoração à aprovação do estatuto da criança e do adolescente, trazemos o pelotão das crianças do PETI (Programa de erradicação do trabalho infantil), e os adolescentes do programa projovem adolescente, que vêem reforçar a ampliação do universo de conhecimentos da criança e dos adolescentes sobre o estatuto, e os direitos e deveres de cada um. Isso mostrando que apesar de todas as deficiências, o estatuto avançou demais na mudança da visão das autoridades, da população, em relação a criança e ao adolescente, e que é possível sonharmos com um futuro de melhor qualidade para todos.


CRAS ou a casa das famílias como também costumava ser chamada, é uma unidade de apoio as famílias pertencentes ao seu respectivo território de abrangência, e que por direito, são assistidas psicosocialmente pela equipe técnica, na prevenção de situações de risco e vulnerabilidade social, sendo todas as ações norteadas pelo programa de atenção integral as famílias.


Assistência Social. A assistência social é dever do Estado e Direito de todo cidadão que dela necessita. Entre os principais pilares da assistência social estão a constituição federal de 1988 e a lei orgânica da assistência social.

Secretaria de Saúde de Tenente Ananias apresentou o seu pelotão com profissionais da área de saúde, mostrando que eles também estão juntos para contribuir no desenvolvimento e aprimoramento da saúde pública do município e também abrilhantamento o nosso evento.


A pastoral da criança, organismo de ação social da conferência nacional dos bispos do Brasil – CNBB é uma organização comunitária, de atuação nacional que tem seu trabalho baseado na solidariedade e na partilha do saber. O seu objetivo é promover o desenvolvimento integrado das crianças pobres, da concepção aos seis anos de idade, em seu contexto familiar e comunitário, a partir de ações preventivas de saúde, nutrição, educação e cidadania, realizadas por mais de 260.000 voluntários capacitados. A pastoral da criança também promove, em função das crianças, as famílias e as comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político.

Conselho tutelar. Os conselhos tutelares surgiram com a criação da lei n°8.069, de 13 de julho de 1990. Esta lei é conhecida como estatuto da criança e do adolescente (ECA). “considera-se criança, para os efeitos desta lei, a pessoa até 12 de idade incompletos, e adolescentes aquele entre 12 e 18 anos de idade.” (Art. 2°).

A Fanfarra Municipal de Vieiropolis foi uma das banda escolhidas para desfilar na avenida, com 60 componentes liderada pelo maestro Sabecio mostrou muito entusiasmo e animação apresentou em frente ao palco oficial grande musicas coreografadas por um corpo de balé muito bem coreografado que surpreendeu a todos.



Escolas Municipal Ana Regina. Ana Regina Alves Rocha nascida em 7 de junho de 1958 na cidade de Tenente Ananias, filha de Prestes da Rocha Formiga e Adaltina Alves Formiga. Ana Regina marcou a história educacional do nosso município, estando sempre à disposição dos eventos e projetos pedagógicos realizados com intuito da melhoria da educação municipal. Assumiu durante sua vida alguns cargos administrativos como: supervisora da escola Acadêmico Mauro Abrantes, diretora da escola Demócrito de Sousa e hoje sendo homenageada pela rede municipal, onde a escola localizada no bairro Projeto Crescer recebe seu nome, e homenageia trazendo a avenida a escola com o tema: “ANA REGINA- UMA ESTRELA”.



Escolas Municipal Francisca Maria está localizada na Rua Joaquim Vidal, no bairro da rua nova oferece a educação básica na etapa do ensino fundamental regular do 6° ao 9° ano e a modalidade da educação de jovens e adultos- EJA 1° segmento. A escola atende uma demanda de 212 alunos, distribuídos em rês turnos: matutino, vespertino e noturno. Neste desfile a escola mostrou para a avenida o tema: Meio ambiente. Sendo representado por 4 pelotões sendo o primeiro representando os quatro elementos da natureza: água, fogo, terra e ar. O segundo pelotão representa o capitalismo, em seguida uma representação de possível solução para os problemas causados pela devastação do planeta (a reciclagem), por fim, o quarto e último pelotão representa a propagação da vida através da alegria e da harmonia entre os quatro elementos da natureza vitais à sobrevivência do homem no planeta terra.



Escolas Municipal Joaquim Boaventura desfilou neste ano com o tema: folclore. O significado deste nome significa sabedoria popular. O folclore brasileiro é fruto das influencias herdadas dos índios, negros africanos, colonizadores portugueses e dos imigrantes que vieram para o Brasil. Procurou-se mostrar neste desfile, nossa cultura, costumes e tradições através dos personagens folclóricos; danças; cantigas de roda; baianas; literatura de cordel; violeiros e vaqueiros; trava línguas; frases de para choque de caminhão; religiões; artesanato e medicina caseira.



Escolas Municipal Olinto Moreira do Nascimento localizada na Rua Projetada n° 27 no Bairro Olinto. Fundada no ano de 1981, posteriormente reestruturada no ano de 2000 para atender a demanda do bairro o qual recebeu este nome em homenagem ao doador do terreno. A escola atende uma quantidade de 346 alunos de ensino fundamental em todos os níveis de classes sociais sem distinção de cor, raça e etnia. A Escola Olinto Moreira trouxe como tema “O mundo encantado da literatura infantil” que surgiu na Europa no século XVIII.



A Banda Marcial Eliel Nune Rodriges da cidade de Sousa-PB trouxe para avenida 40 componentes liderada pelo maestro Aramis. A banda é uma das melhores do Brasil ganhadora de grandes prêmios e com grandes apresentações pelo Brasil. No dia 24 deste mês terá a honra de se apresentar para o presidente da Republica do Brasil, Luis Inacio Lula da Silva.


Escolas Estaduais Acadêmico Mauro Abrantes é situada na rua José Germano da Silveira\29, centro-Tenente Ananias-RN. Fundada em 04 de dezembro de 1951 atende uma demanda de 312 alunos de 1º ao 9º ano do ensino fundamental e EJA - Educação de Jovens e Adultos, nos turnos matutino, vespertino e noturno. A escola na sua apresentação do desfila o tema Esporte e Vida, pelo contexto vivenciado atualmente, como por exemplo a copa do mundo e outros esportes praticados nesta Unidade Escolar.



Escolas Estaduais Demócrito de Sousa.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Verdadeira História de Mártir Francisca ou João Olinto e Chiquinha

FELIZ ANIVERSÁRIO, JOÃO NETO!