Projeto Sol Para Todos
Origem do projeto
O ponto culminante que deu origem ao Projeto: Sol para
todos foi a necessidade de mobilizar a comunidade local, através de uma
ação solidária, a fazer algo de emergente que pudesse oferecer as crianças
momentos de lazer, atividades concretas e eficientes.
Síntese do projeto
O Projeto consiste em atividades socioeducativas que objetivam atender crianças entre 04 a 10
anos matriculados na rede escolar
pública.
Visamos também
trabalhar através da forma lúdica e das vivências, estimulando o Raciocínio
Lógico, a criatividade, auxiliando as crianças no processo de Aquisição das
Habilidades Sociais.
Correr, saltar, construir, dançar, cantar, sorrir,
conversar, ler, inventar, atuar, acreditar, são alguns dos muitos verbos
a serem praticados no dia das crianças, proporcionando-lhes autoestima,
socialização, solidariedade e conhecimento.
Objetivos específicos
Sentir-se segura e acolhida no ambiente escolar, utilizando
este novo espaço para ampliar suas relações sociais e afetivas, estabelecendo
vínculos com as crianças e adultos ali presentes, a fim de construir uma imagem
positiva sobre si mesma e sobre os outros, respeitando a diversidade e
valorizando sua riqueza.
Interagir com o seu meio ambiente (social, cultural,
natural, histórico e geográfico) de maneira independente, alerta e curiosa.
Isto é, estabelecendo relações e questionamentos sobre o meio ambiente, os
conhecimentos prévios de que dispõe suas ideias originais e as novas
informações que recebe.
Apropriar-se dos mais diferentes tipos de linguagem
construídos pela humanidade (oral, escrita, corporal, plástica e musical), de
acordo com as suas capacidades e necessidades, utilizando-as para expressar o
seu pensamento e as suas emoções, a fim de compreender e comunicar-se com as
outras crianças e os adultos.
Promover, durante o dia da criança, atividades variadas e
interessante visando dar a criança oportunidades de lazer e sociabilidade
educativas; valorizar a criança; estimular a autoestima infantil; evidenciar
direitos e deveres da criança.
Comunicar, questionar, interagir com os outros e ser parte
de uma experiência social mais ampla em que a flexibilidade, a tolerância e a
autodisciplina são vitais.
Conhecer e valorizar a si mesmo e as próprias forças, e entender
as limitações pessoais.
Ser ativo dentro de um ambiente seguro que encoraje e
consolide o desenvolvimento de normas e valores sociais.
Desenvolver o
raciocínio lógico; a expressão oral e corporal; a coordenação motora, a
percepção auditiva e visual da criança; proporcionar jogos e brincadeiras
educativas e reforçar a importância do brincar.
Comentários