terça-feira, 22 de outubro de 2013

Projeto Sol Para Todos


 Origem do projeto
O ponto culminante que deu origem ao Projeto: Sol para todos foi a necessidade de mobilizar a comunidade local, através de uma ação solidária, a fazer algo de emergente que pudesse oferecer as crianças momentos de lazer, atividades concretas e eficientes.

 Síntese do projeto
O Projeto consiste em atividades socioeducativas que  objetivam atender crianças entre 04 a 10 anos  matriculados na rede escolar pública.
        Visamos também trabalhar através da forma lúdica e das vivências, estimulando o Raciocínio Lógico, a criatividade, auxiliando as crianças no processo de Aquisição das Habilidades Sociais.
Correr, saltar, construir, dançar, cantar, sorrir, conversar, ler, inventar, atuar, acreditar, são alguns dos muitos verbos a serem praticados no dia das crianças, proporcionando-lhes autoestima, socialização, solidariedade e conhecimento.


Objetivos específicos
Sentir-se segura e acolhida no ambiente escolar, utilizando este novo espaço para ampliar suas relações sociais e afetivas, estabelecendo vínculos com as crianças e adultos ali presentes, a fim de construir uma imagem positiva sobre si mesma e sobre os outros, respeitando a diversidade e valorizando sua riqueza.
Interagir com o seu meio ambiente (social, cultural, natural, histórico e geográfico) de maneira independente, alerta e curiosa. Isto é, estabelecendo relações e questionamentos sobre o meio ambiente, os conhecimentos prévios de que dispõe suas ideias originais e as novas informações que recebe.
Apropriar-se dos mais diferentes tipos de linguagem construídos pela humanidade (oral, escrita, corporal, plástica e musical), de acordo com as suas capacidades e necessidades, utilizando-as para expressar o seu pensamento e as suas emoções, a fim de compreender e comunicar-se com as outras crianças e os adultos.
Promover, durante o dia da criança, atividades variadas e interessante visando dar a criança oportunidades de lazer e sociabilidade educativas; valorizar a criança; estimular a autoestima infantil; evidenciar direitos e deveres da criança.
Comunicar, questionar, interagir com os outros e ser parte de uma experiência social mais ampla em que a flexibilidade, a tolerância e a autodisciplina são vitais.
Conhecer e valorizar a si mesmo e as próprias forças, e entender as limitações pessoais.
Ser ativo dentro de um ambiente seguro que encoraje e consolide o desenvolvimento de normas e valores sociais.
    Desenvolver o raciocínio lógico; a expressão oral e corporal; a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança; proporcionar jogos e brincadeiras educativas e reforçar a importância do brincar.
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